Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Corte Suprema ordena ao Ministério da Saúde o fornecimento de medicamento a uma mulher para tratar câncer de mama

Publicado por João Martins
há 9 anos

A Suprema Corte confirmou a decisão do Tribunal de Apelações de Santiago que ordenou ao Ministério da Saúde o fornecimento de tratamento com Herceptin (Trastuzumab) a uma mulher com câncer de mama.

"Apesar do medicamento Herceptin não estar inserido dentro dos benefícios do regime geral de garantias de saúde para o tratamento de câncer de mama, a referida droga foi incorporada na Guia clínica de patologia"Câncer de mama em pessoas de 15 anos ou mais".

Assim, foi resolvido coletivamente por esta Corte:"Sétimo: Que, em conformidade com as disposições transcritas, constituindo o Regime Geral de garantias em Saúde um instrumento de regulação sanitária que estabelece prestações de caráter promocional, preventivo, curativo, de reabilitação e paliativos, que também inclui um conjunto de garantias explícitas de saúde relacionados com o acesso, a qualidade, proteção financeira e oportunidade, devem ser concedidos os benefícios em questão. É evidente que a cobertura financeira própria que se há de conceder à recorrente para o tratamento de sua doença nesses termos deve abranger as prestações que são necessários para alcançar, na medida em que o conhecimento da ciência o permita, a cura do câncer que lhe afeta, ou se isso não for possível, pelo menos, uma melhoria na sua qualidade de vida e em suas expectativas de sobrevivência"(Corte Suprema, sentença de 13 de maio de 2013 emitida em Rol nº 1118-2013)", nos termos do acordão.

Decisão


Fonte: http://www2.stf.jus.br/portalStfInternacional/cms/destaquesNewsletter.php?sigla=newsletterPortalInte...

  • Sobre o autorCriminalista
  • Publicações55
  • Seguidores149
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações134
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/corte-suprema-ordena-ao-ministerio-da-saude-o-fornecimento-de-medicamento-a-uma-mulher-para-tratar-cancer-de-mama/152134102

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)